Cotidiano

Presidente da Companhia das Letras receberá prêmio na Feira de Londres

61811161_GG Segundo Caderno Rio de Janeiro 26-09-2016agência globo Mia Couto lança novo livro.jpgRIO – O editor Luiz Schwarcz, presidente do Grupo Companhia das Letras, será agraciado com o London Book Lifetime Achievement Award (Prêmio Realização de uma Vida, em tradução livre) concedido todo ano, desde 2004, pela Feira do Livro de Londres para homenagear a trajetória de figuras importantes do meio editorial, como editores e agentes literários. Anunciado hoje de manhã, o prêmio será entregue na noite de 14 de março, data de abertura da Feira de Londres.

Schwarcz, que em 2016 celebrou os 30 anos da Companhia das Letras, fundada por ele e sua esposa, a antropóloga Lilia Schwarcz, fará companhia a editores emblemáticos já homenageados com o prêmio, como o francês Antoine Gallimard, da Gallimard, e o indiano Sonny Mehta, da Alfred A. Knopf. É a primeira vez que o Lifetime Achievement Award é entregue a um brasileiro. Desde 1986, a Companhia das Letras venceu 206 jabutis e publicou 5 mil títulos, incluindo 38 prêmios Nobel.

Em comunicado, a Feira de Londres classificou Schwarcz como “uma das figuras mais influentes na edição brasileira”. Também em nota, Schwarcz declarou estar “profundamente honrado e humilde”. “Honrado por fazer parte deste incrível grupo de editores que inclui alguns dos meus heróis. E humilde por sempre achar que parte do meu trabalho é ajudar os autores a serem premiados e que todos os prêmios devem ir para eles”.