Cotidiano

Presidente da CCJ alega que não daria tempo de votar recurso de Cunha

BRASÍLIA ? O presidente da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que encerrou a sessão de discussão do relatório do deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF), que recomenda a anulação parcial da votação do Conselho de Ética que aprovou a cassação do mandato do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), porque não daria tempo de concluir a votação antes do início da eleição para presidente da Câmara.

? Às 17h, eu só tinha mais meia hora. Não dava mais para ouvir a defesa, fazer o encaminhamento de votação e a votação. Era visível que não iríamos fazer hoje. Nós estamos elegendo o vice-presidente da República. Nós estamos em campanha e nós com todo muito retido ? disse Serraglio ao GLOBO.

Para não atrapalhar o andamento da sessão da CCJ, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), garantiu a deputados que a ordem do dia só começaria às 19h, mas após pedido de líderes resolveu antecipar a votação para a escolha do novo presidente da Câmara para as 17h30. No entanto, avisou que, se a CCJ não tivesse concluído a análise do recurso de Cunha até esse horário, voltaria a sessão para as 19 horas. O presidente da comissão, porém, decidiu encerrar a sessão.

? O que é mais importante? Eleger um presidente, que vai conduzir os destinos da Casa, ou ficar numa coisa que pode ser feita amanhã? Qual a dificuldade de a gente votar amanhã? ? questionou o presidente da CCJ.

Serraglio afirmou que recebeu ligações e mensagens de candidatos à presidente da Câmara questionando até que horas iria a sessão da CCJ. E muitos deputados que estavam no colegiado são ?cabos-eleitorais? dos candidatos. O peemedebista não quis dizer quem falou com ele.

? Eles ligaram dizendo: ?nós estamos em campanha, isso aí é ridículo?. Mais de um. Olha quantos candidatos são. Lá na CCJ tinha gente que são grandes cabos eleitores, que estavam lá retidos. Eles deveriam estar no telefone pedindo votos ? afirmou Serraglio.

Uma nova sessão foi convocada para às 9h desta quinta-feira. Para Serraglio, vai ser possível votar o recurso de Cunha e quem faltar à reunião será ?escrachado?:

? Se eles não votarem amanhã, os culpados são eles. Amanhã 9h dá pra fazer até a madrugada do outro dia. Não tem como não terminar. Quem não comparecer na CCJ vai ser escrachado.

Serraglio negou que seja aliado de Cunha e disse que as pessoas que afirmam isso são ?irresponsáveis?.

? São pessoas irresponsáveis, por querer carimbar algo, porque nunca dei aso a que isso fosse. A prova é como eu conduzi. Se os dois lados estão batendo em mim, é porque estou correto. Os dois lados estão bravos comigo.

* Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira