Cotidiano

Presidente da Câmara escolhe petista para relatar reforma política

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na manhã desta quinta-feira que o relator da proposta de reforma política será o deputado Vicente Cândido (PT-SP). A comissão para discutir mudanças no atual sistema eleitoral brasileiro na Casa deve ser instaurada na próxima semana.

Maia está reunido neste momento com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes e os dois devem tratar, entre outros temas, da reforma política. O presidente da Câmara defende a adoção de um sistema de lista fechada, onde o eleitor vota em uma lista de candidatos apresentada pelos partidos.

Maia está confiante na possibilidade de aprovação deste modelo, já rejeitado pela Câmara em outras votações. Segundo ele, o cenário atual, sem doações empresariais, contribui para um clima propício de aprovação da lista fechada.

? Da última vez perdermos por dez votos e o ambiente é mais propício hoje porque não temos mais financiamento empresarial. Além de existirem bons exemplos na Europa, o custo das eleições é mais barato ? disse Maia.

Segundo ele, enquanto o Senado discute o fim das coligações partidárias em eleições proporcionais e cláusulas de barreira, que permitirão a redução do número de partidos no país, a Câmara discutirá a mudança no sistema eleitoral. E as duas propostas tramitarão em paralelo nas duas Casas.

? Aprova uma daqui e vai para lá e a de lá, vem para cá ? disse.

Segundo o presidente da Câmara, se a decisão da comissão for pela lista fechada, terão que ser aprovadas regras para a distribuição dos recursos.