Cotidiano

Presidente da Câmara anuncia apoio a Crivella e consolida onda do PMDB

RIO ? O presidente da Câmara do Rio, Jorge Felippe (PMDB), oficializou nesta terça-feira o apoio à candidatura do senador Marcelo Crivella (PRB) a prefeito. O vereador esteve pela manhã numa agenda na Barra da Tijuca para comunicar a decisão. Segundo ele, numa reunião que costuma fazer todas as segundas-feiras com cerca de 300 líderes comunitários, que formam sua base política na Zona Oeste, foi praticamente unânime a escolha. O anúncio consolida uma onda de vereadores do PMDB na direção do candidato do PRB. Na semana passada, Rosa Fernandes, mais votada do partido nesta eleição, já havia gravado um vídeo para comunicar o apoio. Jairinho, nome forte na Zona Oeste assim como Felippe, também sinalizou para Crivella no segundo turno.

? Não adianta ficar dissociado da base política. Na reunião, de 300 pessoas, só três se manifestaram contra o apoio ao senador. Entrei em contato com um vereador próximo a ele para ajudar na ponte e fui na agenda fazer a comunicação. Foi algo sucinto, ele agradeceu, mas não falamos de nada a respeito da Câmara ? afirmou Jorge Felippe, que já articula sua candidatura à reeleição para o comando do Legislativo.

Rosa Fernandes, com base forte na Zona Norte, Jairinho e Jorge Felippe são três dos quatro vereadores mais votados do PMDB. Apenas Junior da Lucinha, entre os campeões nas urnas, ainda não oficializou o apoio a Crivella.

Nesta terça-feira, a bancada do PSOL conseguiu obstruir a pauta do orçamento na Casa, cujo calendário inicial previa a conclusão dos trabalhos no dia 27 de outubro, antes, portanto do segundo turno. Felippe admitiu que não haverá mais como concluir a votação antes do anúncio de quem será o novo prefeito.

O presidente também negou que haja qualquer relação entre o anúncio de seu apoio e o fato de seu ex-genro, o ex-deputado Rodrigo Bethlem participar, nos bastidores, da campanha de Crivella. Felippe é investigado pelo Ministério Público por ter, supostamente, se encontrado com Bethlem para discutir transferência de patrimônio para o exterior. O ex-deputado foi acusado pelo MP de receber propina de uma ONG, a Tesloo, durante a sua passagem pela Secretaria municipal de Assistência Social.

? Ele é meu ex-genro, não tive mais contato com ele e não há qualquer relação dele com meu apoio a Crivella ? garantiu Felippe.