Cotidiano

Presidente da CAE diz que só haverá sabatina de Ilan com unanimidade

BRASÍLIA – A presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que a sabatina de Ilan Goldfajn, indicado para presidir o Banco Central, só ocorrerá nesta quarta-feira se houver unanimidade entre os membros do colegiado. O nome já enfrenta resistências da oposição e afirma que como vive-se um “momento delicado” a decisão pode ficar para a próxima semana. Ilan tem pressa para ter a indicação confirmada porque nos dias 7 e 8 de junho haverá reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central para decidir a nova taxa básica de juros da economia.

? Amanhã o relator, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), lerá seu parecer. Por um pedido do relator eu deixa a quarta-feira reservada para a sabatina, mas regimentalmente são cinco dias úteis para marcar, então só posso mudar a regra do regimento se tiver unanimidade. Se não tiver unanimidade a sabatina fica para a próxima terça-feira (07/06) ? disse a senadora, após receber Ilan em seu gabinete.

Parlamentares da oposição têm questionado a indicação pelo fato de Ilan ser acionista do Itaú. As críticas são mais fortes ainda à política econômica do governo interino de Michel Temer. Gleisi reconhece que há dificuldades em se conseguir a unanimidade necessária.

? Já tivemos em outras oportunidade, mas talvez esse seja mais delicado pelo momento que estamos vivendo no debate econômico ? afirmou a senadora.

Ela contou que Ilan lhe manifestou a intenção de assumir o cargo “o quanto antes”, mas ressaltou que o governo Temer teria demorado a encaminhar a indicação. Além da petista, o indicado reuniu-se ainda com Hélio José (PMDB-DF). Ilan não deu entrevistas.