Cotidiano

Presidente da Ajufe diz que projetos no Senado são retaliação às operações em curso no Brasil

27102269003_ba3256e2ac_o.jpgBRASÍLIA – O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, subiu o tom nesta sexta-feira contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e chamou de ?retaliação? às investigações as iniciativas na Casa para acabar com os salários acima do teto constitucional e para definir os crimes de abuso de autoridade. Para a Ajufe, trata-se de ?ameaças de intimidação? à magistratura.

Rena X Judiciário

Em nota, Veloso disse estranhar que os projetos somente estejam sendo discutidos agora, em um momento em que estão em curso operações de combate à corrupção. Renan Calheiros é um dos parlamentares investigados no âmbito da operação Lava-Jato.

?É de estranhar que, somente agora, quando o Judiciário está empenhado no enfrentamento da corrupção, venham iniciativas do tipo controle de salários, abuso de poder e crimes de responsabilidade de juízes de primeiro grau, levando à conclusão que se trata de ameaças de intimidação da Magistratura?, diz a nota da Ajufe.

A entidade chama as movimentações de Renan Calheiros de “retaliação” às operações em curso e destaca que, em 2011, o Senado pediu à Justiça que o teto constitucional não fosse observado para os servidores da Casa. Na ocasião, o Senado era presidido por José Sarney (PMDB-AP).

?Leva-se mais à conclusão de que está havendo retaliação quanto às operações em curso no Brasil, porque em 2011 a Mesa Diretora do Senado entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 1 Região para que o teto constitucional não fosse observado pelos servidores daquela Casa Legislativa, tendo obtido ganho de causa, fazendo com que servidores de nível técnico percebam igual ou mais do que um ministro do Supremo Tribunal Federal?, conclui Veloso.