Cotidiano

Presidente da Academia de Hollywood diz que Oscar terá apelo político

BEVERLY HILLS – A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, confirmou nesta segunda-feira, durante um almoço com os indicados ao Oscar, que a cerimônia deste ano terá uma conotação política.

Isaacs iniciou a reunião privada, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, com um discurso eletrizante. Ela prometeu que a academia aumentaria o apoio aos artistas de todo o mundo, principalmente àqueles que não devem comparecer à cerimônia do Oscar, em protesto contra a política migratória de Donald Trump, que proibiu temporariamente a entrada nos Estados Unidos de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

“Nos resistiremos a aqueles que tentaram limitar nossa liberdade de expressão”, disse ela.

“E defendemos esse princípio fundamental: que todos os artistas criativos no mundo estão conectados por esse laço firme e mais podersos e permanente que a nacionalidade e a política. Assim como o trabalho não se limita por uma fronteira, não podemos permitir que elas nos detenham”.

Após o discurso, a presidente foi ovacionada. O almoço costuma ser um encontro entre amigos, e há poucos temas na agenda além da possibilidade de que os indicados posem para os fotógrafos e conversem entre si.