Cotidiano

Presidente colombiano recebe Nobel em premiação na Noruega

NORWAY-COLOMBIA-NOBEL-PEACE-PRIZE-AWARD-GU931M9UO.1.jpg Nobel OSLO – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, recebeu oficialmente neste sábado o Prêmio Nobel da Paz em uma cerimônia em Oslo, na Noruega.

Santos descreveu o prêmio como um “presente do céu” e o dedicou a todos os colombianos, particularmente às vítimas da guerra civil de meio século que marcou o país.

– Este prêmio foi como um presente dos céus e é um enorme incentivo para conseguirmos esse novo compromisso, depois que o primeiro foi recusado em um referendo – afirmou o presidente na véspera.

O Nobel significou ainda um “mandato da comunidade internacional” para chegar a um acordo, disse Santos.

O anúncio do Nobel da paz 2016 a Santos foi feito no dia 8 de outubro, apesar da inesperada rejeição, cinco dias antes em um plebiscito, a um acordo fechado em 26 de setembro em Cartagena entre o governo e a guerrilha das Farc.

Dentro e fora da Colômbia, o prêmio foi visto como um aval ao processo de paz, apesar do revés eleitoral.

Depois da cerimônia deste sábado, Santos se reunirá com o ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger, Prêmio Nobel da Paz 1973 e com o ex-conselheiro do presidente Jimmy Carter, Zbigniew Brzezinski, premiado em 2002.

No domingo, depois de vários encontros políticos em Oslo, Santos oferecerá uma coletiva de imprensa e assistirá um show em sua homenagem do colombiano Juanes e do britânico Sting.