Cotidiano

Presidente colombiano Juan Manuel Santos vence Nobel da Paz

COLOMBIA-PEACE_OSLO ? O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ganhou o Nobel da Paz de 2016, por seus esforços de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O anúncio foi feito comitê que entrega o prêmio na manhã desta sexta-feira. O acordo que colocaria fim ao conflito mais longo das Américas, no entanto, não foi aprovado em referendo de domingo, mas as negociações continuam.

Os negociadores do acordo de paz na Colômbia chegaram a liderar as apostas para o Nobel há poucos dias, mas depois do plebiscito que disse ?não? ao pacto, sua cotação caiu junto com as chances de uma distinção.

EDIÇÕES PASSADAS

Em 2015, o vencedor foi o Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia por ?sua contribuição decisiva para a construção de uma democracia pluralista na Tunísia, na esteira da Revolução de Jasmin de 2011?. O grupo inclui quatro organizações: a União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT, um sindicato), a União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica, patronato), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).

No ano anterior, levaram o Nobel da Paz a paquistanesa Malala Yousafzai e o ativista indiano de direitos humanos Kailash Satyarthi.