Cotidiano

Presidente argentino apresenta projeto de Orçamento para 2017

BUENOS AIRES – O governo do presidente da Argentina, Mauricio Macri, apresentou nesta quinta-feira o projeto de Orçamento para 2017, que será discutido nas próximas semanas no Congresso. O documento, elaborado pela equipe econômica comandada pelo ministro de Finanças, Alfonso Prat Gay, prevê crescimento de 3,5% e inflação de 17%.

? Este é um projeto de orçamento realista ? disse o ministro argentino.

O documento projetou, ainda, um aumento dos investimentos estatais em obras públicas de 32% e de despesas da Previdência de 35%. No total, a equipe de Prat Gay estima que o gasto público argentino aumentará 22% no ano que vem. O déficit fiscal projetado para 2017 é de 4,2% do PIB.

? Os 4,2% que estamos propondo é o mais parecido a nossa promessa original de 3,3%, sem colocar tanta pressão sobre a economia, que ainda está se recuperando ? afirmou Prat Gay.

Para ele, ?seria um erro ser mais agressivos na redução do déficit?.

O projeto ainda deve ser debatido pelos deputados e senadores argentinos. A Casa Rosada precisará do apoio de bancadas opositoras, principalmente do peronismo não kirchnerista para aprová-lo. Os congressistas comandados pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) já anteciparam sua decisão de votar contra a proposta de Macri.