Cotidiano

Presidente afastada Dilma Roussef e OAB repudiam estupro coletivo

2015_845936473-2015090256096.jpg_20150902.jpgBRASÍLIA E RIO – A presidente afastada, Dilma Rousseff, classificou o estupro coletivo ocorrido no Rio e sua divulgação em fotos e vídeos como ?uma barbárie?. Ela publicou nesta quinta-feira nota em uma rede social prestando sua solidariedade à jovem menor de idade.

?Além de cometerem o crime, os agressores ainda divulgaram fotos e vídeos da vítima, desacordada, na internet. Uma barbárie.?

Dilma também reafirmou seu repúdio à violência contra as mulheres e defendeu punição aos criminosos.

?Precisamos combater, denunciar e punir este crime. É inaceitável que crimes como esse continuem a acontecer. Repito, devemos identificar e punir os responsáveis.?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Rio, por intermédio da Comissão Permanente OAB Mulher, também manifestou, através de nota, seu “mais profundo repúdio”:

“Os atos repulsivos demonstram, lamentavelmente, a cultura machista que ainda existe, em pleno Século 21. Importante ressaltar que cada frase machista, cada piada sexista, cada propaganda que torna a mulher um objeto sexual devem ser combatidas diariamente, sob o risco de se tornarem potenciais incentivadoras de comportamentos perversos. E, igualmente, lembrar que, se esse crime chegou ao conhecimento público, tantos outros permanecem ocultos, sem repercussão. Precisamos lutar contra a violência em cada lar, em cada comunidade, em cada bairro”.

A OAB oferece ainda assistência jurídica à vítima e sua família:

“A seccional vem oferecer assistência jurídica e se une à população no apoio incondicional à família, na expectativa de ampla recuperação da vítima, na fiscalização da ação policial, e sobretudo, na confiança de que a lei – base constitucional balizadora das ações da sociedade – irá prevalecer na punição aos responsáveis”