Esportes

Presentes para o povo carioca

ThinkstockPhotos-537871420.jpgQuando as luzes do Maracanã se apagarem, as transmissões do IBC cessarem e os apartamentos da Vila dos Atletas se esvaziarem, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro serão apenas mais um capítulo na história dos Jogos da era moderna, iniciada pelo barão Pierre de Coubertin, francês responsável pela retomada do evento.

O povo carioca ? e o brasileiro também, afinal, a torcida se espalhou por todos os cantos do País ? fez bonito durante as competições, promovendo a festa nos locais das provas, torcendo pelos atletas e reconhecendo todos os esforços daqueles que lutaram para superar seus limites e conquistar uma tão sonhada medalha. À população ficará não apenas as lembranças: muita melhoria ocorreu na cidade por conta dos Jogos e o legado só beneficiará o dia-a-dia do cidadão.

Leia mais:Na Lagoa Rodrigo de Freitas, que sediou competições de canoagem, luminárias LED fabricadas e instaladas pela GE ao redor da ciclovia proporcionam melhor iluminação e maior segurança aos frequentadores, muito deles esportistas amadores. Em 2012, 567 pontos de luz que rodeiam a Lagoa ganharam luminárias de 90W, que reduziram em 50% o consumo de energia do local.

Agora, o Rio de Janeiro recebeu mais de 1,6 mil equipamentos de iluminação em importantes cartões-postais, como o Parque do Flamengo e o bairro da Lapa. E são inteligentes: à distância, a Rioluz (Companhia Municipal de Energia e Iuminação) pode aumentar a intensidade da iluminação durante eventos noturnos no bairro da Lapa, por exemplo, trazendo mais segurança para os participantes. Até um eventual defeito pode ser identificado pelos técnicos da empresa.

Além dessa doação, outro investimento fará muita diferença aos quase oito mil pacientes que todos os meses passam pelo Hospital Municipal Souza Aguiar: eles serão beneficiados com 24 equipamentos de última da geração da GE, como arcos cirúrgicos, aparelhos de anestesia, monitores, aparelhos de raio-x, tomografia e ultrassom.

Com eles, a capacidade de diagnóstico por imagem do hospital será dobrada e o potencial de cirurgias subirá cerca de 30%, segundo o Doutor Antônio Araújo da Costa, diretor do Souza Aguiar.

– Isso pode reduzir bastante o tempo de espera nas filas, principalmente de radiologia e também do centro cirúrgico – estima.

Desde que se tornou parceira do COI (Comitê Olímpico Internacional), a GE deixa um presente como legado para a cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Antes das melhorias para o Rio de Janeiro, a companhia doou uma unidade móvel de mamografia para a cidade de Sochi, na Rússia, que recebeu os Jogos de Inverno em 2014, e uma UTI neonatal para Londres, capital da Inglaterra e sede dos Jogos de Verão de 2012.