Cotidiano

Presença de Maduro gera expectativas em cúpula na Colômbia

2016 948010857-201610290010094389_AFP.jpg_20161029.jpg

RIO – A presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na reunião presidencial da XXV Cúpula Ibero-Americana que acontecerá neste sábado na Colômbia, em um momento em que seu país atravessa uma forte crise política, tem gerado grande expectativa entre as autoridades que estarão presentes no encontro. Prevista para as primeiras horas da manhã, a chegada de Maduro na cidade caribenha de Cartagena foi confirmada na véspera pelos organizadores da cúpula, que até então esperavam que a Venezuela fosse representada pelo vice-ministro das Relações Exteriores.

Feito no último minuto e de forma obscura, o anúncio foi bem recebido pelos chanceleres que se reuniram, nesta sexta-feira, no primeiro dia de reuniões da cúpula, onde foram debatidos temas como juventude, empreendedorismo e educação, que são os assuntos centrais do encontro. Representantes de vários países, entre eles a Argentina, a Guatemala e a própria Colômbia, celebraram a presença de Maduro para que a delicada situação da Venezuela possa ser debatida diretamente com ele.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, afirmou em sua chegada à Cartagena que vê ?com muito otimismo esta cúpula?, entre outros motivos, porque irá dar a oportunidade de tratar ?os temas do país vizinho, a Venezuela?. Kuczynski havia anunciado que aproveitaria a reunião para insistir no uso da Carta Democrática da Organização dos Estados Americanos (OEA) no governo de Maduro e para pedir que os países se mobilizassem para desenvolver uma ?operação de ajuda humanitária à Venezuela?, diante da escassez de alimentos e remédios.

A Carta Democrática faculta à OEA a intervenção em casos de alteração na ordem institucional de um país membro e, caso aprovada, isto poderia acarretar em sanções contra a Venezuela.