Cotidiano

Prêmio Oceanos divulga 50 obras semifinalistas em primeira etapa

oceanos.png

SÃO PAULO ? Com um número recorde de 740 livros inscritos, o Oceanos ? Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa divulgou, nesta quarta, o resultado de sua primeira etapa, com a seleção dos 50 semifinalistas, escolhidos por um júri de 42 especialistas. Foram classificados para a próxima fase 18 livros de poesia, 25 romances, seis antologias de contos e uma de crônicas. Os autores concorrem a um total de R$ 230 mil em prêmios.

Segundo os organizadores, nesta edição houve um crescimento do número de concorrentes de outros países de língua portuguesa editados no Brasil, entre os quais os portugueses António Lobo Antunes, Gonçalo M. Tavares e Matilde Campilho; os moçambicanos Mia Couto e Lica Sebastião; e o angolano José Eduardo Agualusa, colunista do Segundo Caderno. Houve também um aumento no espectro de editoras, resultado da aceitação do envio de cópias digitais:

? Participam 24 editoras, da artesanal à digital, passando pelas grandes casas, como Companhia das Letras, Record, Alfaguara e outras. Há, por exemplo, uma de Recife, a Mariposa Cartonera, que trabalha com edições artesanais ? explica Selma Caetano, idealizadora e uma das curadoras do prêmio.

O júri da próxima etapa terá a crítica literária Flora Süssekind, os escritores Cristovão Tezza, José Castello e Rodrigo Lacerda e os poetas Heitor Ferraz e Sérgio Alcides. Entre este mês e novembro, eles vão avaliar as obras semifinalistas e, em 18 de novembro, indicam os dez finalistas. No dia 6 de dezembro, serão anunciados os quatro vencedores. A lista completa de concorrentes está no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br.)