Cotidiano

Premier turco: 'EUA não são nossos inimigos', apesar de tensões

201608160802368326_AFP.jpg ISTAMBUL ? Em clima de tensão após a tentativa de golpe contra o governo, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou que os Estados Unidos não são um inimigo da Turquia ? mas, sim, um aliado estratégico. A declaração veio em meio ao impasse entre os dois países por conta do clérigo Fethullah Gulen, que é acusado por Ancara de liderar o golpe frustrado no mês passado e vive na Pensilvânia. O premier voltou a pedir que Washington acelere os procedimentos para a extradição do líder religioso, enquanto conduz um intenso expurgo a dezenas de milhares de pessoas supostamente ligadas a Gulen.

? Pode haver altos e baixos entre dois países, mas devemos eliminar o que dana nossas relações ? disse Yildirim.

O governo americano, no entanto, pede evidências do envolvimento do clérigo no golpe frustrado, que deixou centenas de pessoas mortas na madrugada de 15 de julho. Gulen, que é um antigo inimigo do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nega qualquer participação na iniciativa militar.

? Nós queremos que o processo seja acelerado. Este homen foi o líder do golpe. O que estamos esperando? O acordo entre dois países é claro.

Na sexta-feira, a “Bloomberg” afirmou que o Departamento de Justiça dos EUA enviará uma equipe para obter mais informações sobre as alegações do governo turco, citando uma fonte da gestão do presidente americano, Barack Obama.

TENSÕES NA SÍRIA

No mesmo discurso à imprensa internacional, Yildirim declarou que a Turquia deverá assumir um papel mais ativo sobre a situação de guerra na Síria. Ele disse ainda que o seu país está disposto a aceitar um papel para o presidente sírio, Bashar al-Assad, durante um período de transição na Síria ? embora não haja lugar para o líder no futuro sírio.

Segundo Yildirim, o regime sírio compreendeu que os curdos se convertem em uma ameaça também para a Síria. A declaração veio após os bombardeios sem precedentes da aviação síria sobre Hassaké contra os turcos, inimigos do governo turco.

? Está claro que o regime compreendeu que a estrutura que os curdos tentam formar no Norte da Síria começou a se converter em uma ameaça também para a Síria ? declarou, em referência aos planos dos curdos de unir as regiões sob seu controle, dos dois lados da fronteira turca.

A Turquia é um dos maiorees apoiadores dos rebeldes que combatem para destituir Assad do poder. O paísea hoje abriga mais de 2,7 milhões de refugiados sírios em seu território.