Cotidiano

Premier turco diz que há risco de segunda tentativa de golpe

ANCARA ? O risco de uma segunda tentativa de golpe contra o governo turco ainda não desapareceu, segundo o primeiro-ministro Binali Yildirim. O premier afirmou que as instituições governamentais trabalham para controlar a situação. Na Turquia, uma onda de repressão já afetou mais de 60 mil pessoas desde que militares tentaram tomar o poder na semana passada.

Uma semana após a tentativa da intervenção militar, Yildrim pediu que a população turca se mantenha calma agora que a vida já voltou ao normal no país. Na madrugada da última sexta-feira, dezenas de milhares de turcos atenderam ao pedido do presidente, Recep Tayyip Erdogan, de sair às ruas para resistir ao golpe. O episódio deixou mais de 260 mortos e 1.440 feridos.

? O perigo não acabou mas nossos cidadãos não devem ficar ansiosos ? disse à imprensa.

Em sua declaração desta sexta-feira, o premier voltou a negar que a reação do governo após o golpe fracassado seja guiado por um espírito de vingança. Ele afirmou que as autoridades estão seguindo o Estado de direito.

Enquanto isso, Erdogan falou a seus apoiadores após as orações em uma mesquita nesta manhã. O seu governo anunciou novos detalhes sobre o estado de emergência, que começa oficialmente nesta sexta-feira, após a tentativa de golpe. A medida foi aprovada pelo Parlamento turco na quinta-feira.

? A vitória pertence aos fiéis ? disse Erdogan a centenas de pessoas do lado de fora de uma mesquita em Ancara.

Dentre as mudanças, está a extensão do período em que suspeitos podem ser detidos sem condenações para até uma semana. No discurso, Erdogan voltou a acusar o clérigo Fethullah Gulen de participação no golpe fracassado e disse que ele zomba do povo turco.

? Aqui está o Exército, aqui está o comandante ? gritava a multidão em resposta a Erdogan. Muitas pessoas também pediram a volta da pena de morte aos insurgentes, uma possibilidade que vem sendo levantada pelo presidente para punir os que tentaram derrubá-lo.

Líderes internacionais vêm expressando preocupação sobre a manuntenção do Estado de direito na Turquia. O governo alemão afirmou nesta sexta-feira que diversos presos após o golpe podem ser alvo de maus tratos.

? Isto levanta perguntas perturbadores, se as pessoas acusadas são vistas na televisão ou em fotos com claros traços de violência física ? afirmou Steffen Seibert, porta-voz do governo alemão, em Berlim.

Também nesta sexta-feira, a eletricidade foi reestabelecida na base aérea de Incirlik, que é utilizada pelos EUA para combater o Estado Islâmico (EI) na Síria.

?Há um fornecimento estável de comida quente, água e combustível para apoiar os nossos membros em serviços e civis na Turquia?, afirmou em nota uma representantação militar dos EUA em Stuttgart, na Alemanha.

Na quinta-feira, manifestantes bloquearam a entrada da base militar de Etimesgut, em Ancara. A imprensa relata que os participantes do protesto tentavam evitar que tanques deixassem o local. Há relatos de que a luz foi cortada na base militar.