Cotidiano

Premier francês, Valls anuncia saída para se candidatar à Presidência

FRANCE-ELECTION_VALLS-GM331FKSM.1.jpgPARIS ? O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, anunciou nesta segunda-feira que se apresentará como candidato para as eleições presidenciais do próximo ano, renunciando ao cargo na terça-feira. Com a candidatura, Valls se torna o favorito para liderar o Partido Socialista na disputa contra o candidato de centro-direita, François Fillon, e Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional (FN).

A imprens ajá especulava que Valls renunciasse na terça-feira como primeiro-ministro. Entre os candidatos cotados para substituí-lo estão o ministro das Finanças, Michel Sapin, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Os socialistas francesas, que nas pesquisas de opinião estão atrás dos Les Republicains, de centro-direita, e da Frente Nacional têm previsto eleger seu candidato em janeiro, num processo de primárias.

Valls é visto há tempo como um possível candidato presidencial, e seu caminho rumo à disputa foi pavimentado ainda mais quando, na semana passada, o presidente François Hollande disse que não buscaria um segundo mandato.

Seu principal rival dentro do partido provavelmente será Arnaud Montebourg, um agitador de esquerda e ex-ministro de Economia. A eleição presidencial na França será realizada em duas rodadas em abril e maio.FRANCE-ELECTION_VALLS