Cotidiano

Premier eslovaco chama jornalistas de prostitutas sujas

BRATISLAVA ? O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, chamou jornalistas de ?prostitutas sujas e anti-eslovacas? na quarta-feira, quando questionado sobre as alegações de que o governo teria favorecido uma empresa próxima ao premier em contratos públicos.

Fico tem uma relação conturbada com meios de comunicação críticos a ele ou a seu governo, recusando-se a responder perguntas de determinados jornalistas e em alguns casos movendo ações judiciais contra eles.

Na entrevista coletiva de quarta-feira, após a reunião semanal de gabinete, Fico se enfureceu quando foi questionado sobre as alegações feitas no domingo por Zuzana Hlavkova e pela organização anti-corrupção Transparência Internacional.

? Algumas de vocês são prostitutas sujas, anti-eslovacas, e eu mantenho minhas palavras ? disse o primeiro-ministro aos jornalistas. ? Vocês não informam, vocês lutam contra o governo.

Ele também disse que as acusações foram um ataque direcionado para manchar a presidência da Eslováquia na União Europeia (UE), que termina em dezembro.

Hlavkova fez parte de uma equipe no Ministério das Relações Exteriores encarregada de organizar eventos culturais para marcar a presidência da Eslováquia na UE, incluindo uma cerimônia em fevereiro para exibição de seu logotipo.

Em uma entrevista coletiva na segunda-feira, em conjunto com a Transparência Internacional, ela acusou seus superiores de pressioná-la a desconsiderar os contratos públicos para a cerimônia e contratar em vez disso uma agência de eventos próxima ao partido esquerdista Smer, de Fico.