Cotidiano

Premier escocesa anuncia nova ofensiva por independência após Brexit 

201609020725334117_AFP.jpg STIRLING, Escócia ? A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, lançou uma nova campanha pela independência nesta sexta-feira. Ela fez um apelo a seus apoiadores por união em torno do “maior exercício de consulta política da História do país” para medir o apetite público por um novo referendo.

Há dois anos, os escoceses rejeitarama separação por uma margem de 10 pontos percentuais. Mas, agora, Stureon argumenta à sua legenda, o Partido Nacional Escocês (SNP), que a saída britânica da União Europeia (UE), votada em um referendo de junho, mudou radicalmente o debate.

? Testemunhamos mudanças sísmicas que terão um impacto profundo sobre nossa ambição para este país ? disse Sturgeon em uma reunião do SNP na cidade de Stirling. ? O Reino Unido que existia antes de 23 de junho mudou fundamentalmente.

A perspectiva de um período longo de governo conservador em Westminster torna necessário realizar um novo debate sobre o futuro da Escócia. Atualmente, o Partido Trabalhista, a principal legenda opositora, está mergulhado em uma acirrada disputa interna pela liderança e bem atrás do governista Partido Conservador nas pesquisas de opinião.

? Para garantir que a voz de todos da Escócia seja ouvida nestes tempos mudados, hoje estou iniciando o maior exercício de escuta política da História do país ? disse a premier. ? O debate precisa incluir um exame da independência.

A Escócia se dividiu em 62% contrários e 38% favoráveis ao rompimento com a UE no referendo de 23 de junho. O resultado fez o país se chocar com o Reino Unido como um todo, que decidiu pela desfiliação. O SNP diz que a filiação ao bloco foi um fator essencial na decisão dos eleitores escoceses de continuar como parte do Reino Unido na votação de 2014.

O SNP irá mobilizar seu 120 mil membros para indagar os eleitores de porta em porta sobre sua opinião e sobre o que poderia ser feito de maneira diferente para vencer uma futura votação sobre a independência.