Cotidiano

Premier da Escócia diz que vai encaminhar projeto de lei para referendo de independência

BRITAIN-SCOTLAND_POLITICSEDIMBURGO ? O governo da Escócia irá começar a preparar a legislação necessária para um novo referendo sobre a independência do Reino Unido caso seja necessária, disse a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, ao Parlamento do país nesta terça-feira.

Na semana passada, Sturgeon afirmou que seu partido iria iniciar uma pesquisa para avaliar o apoio à separação, questionando pelo menos dois milhões de escoceses, enquanto o Reino Unido negocia sua desfiliação da União Europeia.

O projeto de lei estará pronto para uma apresentação ?imediata? se ficar claro que existe apoio suficiente do eleitorado à independência escocesa, explicou Sturgeon, sem mencionar um cronograma.

As pesquisas de voto indicam que uma ligeira maioria ainda prefere continuar a ser parte do Reino Unido, embora muitos escoceses estejam insatisfeitos em deixar a UE porque a própria Escócia votou pela permanência.

? Iremos fazer uma consulta sobre o rascunho de um projeto de lei para um referendo para que esteja pronto para apresentação imediata se concluirmos que a independência é a melhor ou a única maneira de proteger a Escócia ? disse a premier ao parlamento.