Cotidiano

Premiê grego remodela gabinete para acelerar reforma

2016 900432375-253956900_1-3.jpg_20160404.jpgATENAS ? O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, prometeu “dias melhores” neste sábado, depois de uma reorganização do gabinete com o objetivo de acelerar as reformas que Atenas aceitou implementar sob o seu mais recente acordo internacional de resgate e reforçar a popularidade de seu governo. Mas Tsipras sinalizou que ele manteria o curso fiscal acordado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), mantendo o ministro das Finanças, Euclides Tsakalotos, em seu posto.

A Grécia quer concluir rapidamente uma revisão das reformas trabalhistas e questões fiscais para se qualificar para mais alívio da dívida e para inclusão no programa de compra de títulos do Banco Central Europeu (BCE). Isso ajudará a recuperar o acesso aos mercados de dívida até 2018, quando seu atual programa de resgate expirar.

“Temos a oportunidade de um novo começo que nos dará o ímpeto necessário para os últimos passos críticos de uma maratona que nos leve a dias melhores”, disse Tsipras a repórteres depois que o novo gabinete foi juramentado no sábado.