Cotidiano

Premiê chinês defende menos burocracia para turbinar economia

254900132_1-3.jpgPEQUIM – O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, defendeu a redução da burocracia no país para garantir o desenvolvimento de uma economia saudável, em discurso divulgado neste domingo pela agência de notícias estatal Xinhua. Entre as medidas citadas pelo premiê estão a agilização do processo de abertura de empresas e o aumento da autonomia dos institutos de pesquisa.

Li acrescentou ainda que o Conselho de Estado está considerando medidas para promover o investimento privado no país. O premiê lembrou que, embora a China tenha avançado na regulação de mercado e otimização de serviços públicos, ainda há muito trabalho a ser feito. Ele citou a fiscalização injusta, inspeções arbitrárias e supervisão inadequada como os principais gargalos a serem vencidos.

O líder chinês acrescentou ainda que a competitividade do país enfraqueceu, o que levou a um declínio no crescimento do comércio com o exterior e no uso de capital estrangeiro. Lembrando a queda na demanda global, Li destacou a realocação de alguns negócios internacionais, da China para outros países.

?Embora a economia tenha tido desempenho estável no primeiro trimestre, com melhorias na estrutura e qualidade e indicadores melhores que o esperado, pressões para baixo continuam consideráveis e a fundação para a estabilização econômica e melhorias ainda precisam ser consolidadas?, afirmou o premiê, de acordo com a Xinhua.