Cotidiano

'Prefiro Jason Bourne. James Bond é um misógino', diz Matt Damon

RIO — Ele contribui para salvar o mundo, mas de maneira bem extra-oficial, não aparece bebendo e dirige qualquer tipo de carro. Jason Bourne, definitivamente não é uma versão americana do espião James Bond, famoso por seus Aston Martins, relógios de grife, martinis (agitados, não misturados) e suas (muitas) mulheres. Em uma entrevista, o intérprete de Bourne, Matt Damon, inclusive chamou o concorrente inglês de misógino.

Depois da mal sucedida tentativa de continuar a franquia em um spin off sem Matt Damon (“O legado Bourne”, de 2012, não foi bem-recebida pelos fãs e não cobriu os custos de produção nos Estados Unidos), o ator voltou a repetir a parceria com o diretor Paul Greengrass, de “A supremacia Bourne” (2004) e “O ultimati Bourne” (2007).

Falando sobre “Jason Bourne”, que estreia em 28 de julho, à revista “GQ”, Damon foi provocado a falar sobre James Bond. A avaliação não foi nem um pouco positiva:

“Gosto mais de Bourne do que de Bond. O Bourne tem valores de hoje; o Bond tem valores dos anos 1960. Daniel Craig o modernizou e o trouxe mais para o presente, mas, classicamente, o personagem é um misógino que gosta de devorar martinis, de matar pessoas e não se importa com nada”, disse ele.

Matt ainda comparou os dois espiões em outras arenas, inclusive em um hipotético ringue ou octógono.

“O Jason Bourne, por outro lado, emenda um relacionamento sério no outro — e ele é torturado pelas coisas que fez, além de sentir empatia e compaixão pelos outros. E o Bourne obviamente seria o vencedor em uma briga”.