Cotidiano

Prefeitura vai retomar terrenos em distrito

Também acompanharam o encontro o Procurador Geral, Atanasio Savio e o diretor de Gestão e Projetos do Planejamento, Elsidio Cavalcante

Foz – Quase 60% dos terrenos lotados nos distritos industriais de Foz do Iguaçu possuem alguma irregularidade ou pendência, seja na documentação ou no cumprimento da legislação industrial. A informação foi dada pela secretária de Trabalho e Desenvolvimento Industrial e Comercial, Salete Horst, á prefeita Inês Weizemann.

Também acompanharam o encontro o Procurador Geral, Atanasio Savio e o diretor de Gestão e Projetos do Planejamento, Elsidio Cavalcante. “Não podemos permitir que terrenos estejam abandonados, enquanto empresários procuram locais para instalação ou expansão de estabelecimentos em nossa cidade. Essas áreas vazias equivalem a empregos que deixam de ser gerados em Foz”, disse a prefeita.

O município conta com quatro distritos industriais, um no Portal da Foz, outro no Morumbi I, Pilar Campestre e no Jardim Europa, totalizando a quantia de 100 terrenos. Os espaços irregulares estão em fase final de levantamento pela prefeitura.

Ajuizamento de ações

Segundo a secretária, o Ministério Público Estadual está acompanhando todos os processos. Alguns terrenos já estão em processo avançado para reintegração ao município e serão subdivididos para serem disponibilizados.

“Em breve o município vai fazer novas licitações para poder atender vários empresários que têm buscado a secretaria para instalar as indústrias e não estão conseguindo local adequado”, acrescenta Salete. 

O chefe da divisão da secretaria de Indústria e Comércio, Marcelo Antônio Martini, lembra que quando há indícios de irregularidades, caso o proprietário não cumpra o que assinou no contrato, está cometendo um crime de responsabilidade fiscal.