Política

Prefeitura registra economia histórica

Descontos nas licitações feitas nesta gestão são o triplo da média anterior

Cascavel – Pulso firme, rigor, controle excessivo, podem chamar do que quiser, mas que o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, conseguiu um feito inédito, conseguiu. O desconto médio nas licitações, que nos últimos dez anos era de 10% a 12%, agora gira em torno de 30% a 32%. Resultado? Mais dinheiro em caixa.

A apresentação dos números ocorreu na manhã de ontem na Escola de Governo. Foi o próprio prefeito quem abriu a apresentação da Secretaria de Administração, lembrando das dificuldades que encontrou, prateleiras vazias, além do grande comprometimento financeiro do Município com as obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado).

Além disso, havia um monte de processos parados: "Havia 26 licitações na Secretaria de Saúde que precisavam ser retomadas. Lembro que no início do ano tivemos que emprestar luvas cirúrgicas de Foz do Iguaçu. E o caminho que achamos foi o da economia no sentido de comprar bem", disse. E essa recomendação foi levada a todos os setores, inclusive recursos humanos.

"É preciso ter um caixa saudável e políticas públicas sustentáveis" e, para isso, foi formulado um plano de ações para alcançar 30% de economia, disse. Em valores, isso significa R$ 67.427.708,97 que “sobraram” nas licitações. “O grande desafio era fazer esta economia sem ter prejuízos: comprar com qualidade e na quantidade necessária e, ao mesmo tempo, comprar bem".

Em dia

De acordo com Paranhos, nos primeiros oito meses da atual gestão todos os pagamentos das obras em andamento "estão em dia" e diversas ações foram retomadas. "Na Secretaria de Educação tinha alguns itens que não eram adquiridos havia aproximadamente 8 a 10 anos e conseguimos retomar".

Até o fim do mês de agosto, o Departamento de Compras realizou 375 processos licitatórios, sendo incorporada a modalidade de Pregão Eletrônico que ampliou a quantidade de empresas participantes, gerando maior disputa e consequente economia aos cofres públicos.

Prestação de contas

A administração municipal e a Câmara de Vereadores de Cascavel apresentam nesta quarta-feira, ?às 14h, ?os números relacionados à arrecadação e às despesas do segundo quadrimestre de 2017. O secretário de Finanças, Renato Segalla, fará a apresentação da prestação de contas do Executivo e o gerente de gestão e finanças, Onésimo Franco, apresentará os dados do Legislativo.

A prestação de contas em audiência pública aberta à população está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal e deve ser feita quadrimestralmente.