Cotidiano

Prefeitura recupera espaços públicos

A equipe de manutenção de piscinas da Prefeitura de Toledo teve bastante trabalho nos últimos meses para colocar em dia a manutenção das piscinas, monumentos e lâminas d’água públicas no município. Várias estavam com equipamentos danificados e sem funcionamento. Vários espaços públicos foram revitalizados e trouxeram cara nova à cidade.

Ao todo, o município de Toledo possui 13 monumentos com equipamentos para circulação de água e muitos necessitavam de manutenção há muito tempo. Lâmina d’água do Paço Municipal; do Teatro Municipal; Chafariz no Parque do Povo; Praça do Gaúcho; Praça do Japão; Cascata Chico Mendes (Espaço Urbano João Leonardi); Fonte Anjo Gabriel; Lâmina d’água do relógio; Chafariz Tiradentes; Chafariz Rotatória do Golfinho; Chafariz da Rotatória da Cirne Lima com Maripá; Lâmina d’água Montparnasse (na Rotatória da JJ Muraro com São João); e Chafariz Rotatória Hamilton Laurindo (na Cirne Lima com Parigot).

Em todas essas lâminas d’água e chafarizes são realizadas manutenções periódicas. “Na maioria dos casos tivemos que fazer uma manutenção mais severa, pois estavam deterioradas. Algumas não recebiam manutenção adequada há anos. Só neste ano já consertamos quatro bombas d’água e outras duas estão concluindo o serviço. Os locais que não estão funcionando é porque esse conserto já está sendo providenciado”, informou o responsável pela equipe de manutenção de piscinas, Jorge Neumann.

Hoje, quatro auxiliares de serviços gerais compõem a equipe. O serviço deve seguir de forma intensificada até o fim do primeiro semestre. “Depois disso, a manutenção fica mais tranquila. Colocar em funcionamento dá mais trabalho. O custo para arrumar uma bomba varia de R$ 500 a R$ 1 mil, custo relativamente baixo se considerado a obra como um todo e o impacto que gera na cidade e no dia a dia das pessoas”, salienta Jorge.

Serviços

A Cascata Chico Mendes, próxima ao horto florestal, foi revitalizada e já entrou em funcionamento. Segundo o setor responsável, o motor também estava sem manutenção e tinha problema de perda de água. Provavelmente estava com algum vazamento. Agora foi revestida com argamassa pela Secretaria de Habitação e Urbanismo.