Cotidiano

Prefeitura recebe 67 atestados médicos por dia de servidores

Conforme o Departamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Acesc são onde os servidores se afastaram por mais tempo, média de quatro dias por trabalhador

Cascavel – Pelo menos uma vez na vida o trabalhador acaba precisando de um atestado médico para comprovar uma falta. Mas na esfera pública, esses números parecem ser maiores. Em Cascavel o número é preocupante: 66,9 documentos encaminhados ao setor de Recursos Humanos por dia.

Os números foram solicitados pelos jornais Hoje e O Paraná, depois de dez dias de espera, recebidos na quarta-feira pela reportagem. De acordo com nota da diretora de Recursos Humanos, Vanilse Schenfert, de 1º de janeiro a 30 de abril de 2016, o prazo médio dos afastamentos médicos é de quatro dias.

A reportagem solicitou ainda o tempo médio de afastamento por secretaria. Conforme o Departamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Acesc são onde os servidores se afastaram por mais tempo, média de quatro dias por trabalhador. Já nas secretarias de Saúde e Antidrogas a média é de três dias de afastamento. Secretarias de Educação, Esporte e Lazer são 2,5 dias e as secretarias de Administração, Finanças, Planejamento e Urbanismo, Meio Ambiente, Agricultura e Ação Comunitária média de 1,5 dia de afastamento por servidor. Dois dias de afastamento por servidor é o balanço feito nas secretarias de Cultura, Assistência Social e Assuntos Jurídicos e um dia nas secretarias de Serviços e Obras Públicas, Fundetec e na Comunicação Social.

Conforme o Município, considerando-se o quadro funcional de 8.528 servidores ativos, 308 pessoas apresentaram documentos referentes a afastamento médico neste momento. Dentre os principais motivos estão tratamentos de saúde do servidor, acompanhamento de ascendentes e descendentes e acidentes do trabalho, com prazo médio de quatro dias.

Critérios

Questionados em relação aos critérios para conceder a licença, o Município disse que todos os documentos médicos ou odontológicos que são analisados pela Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho e, segundo o Município, todos os afastamentos a partir de três dias, um médico faz a perícia com o servidor.

Caso seja detectada alguma irregularidade, tanto por parte do profissional que expediu o documento quanto pelo servidor, o atestado é encaminhado para o setor jurídico do Departamento de Recursos Humanos para abertura de um processo administrativo disciplinar. Dentre as sanções previstas estão advertência, suspensão com desconto de vencimentos, ou ainda a demissão.