Cotidiano

Prefeitura quer substituir barracas de ambulantes de Botafogo antes dos Jogos

2016 918582269-201606231418240442.jpg_20160623 (2).jpgA prefeitura está colocando abaixo os antigos quiosques no entorno das saídas do metrô de Botafogo. Os ?verdinhos?, como são conhecidos, serão substituídos por barracas azuis padronizadas. A ação, que começou no dia 4, está prevista para acabar em 5 de agosto ? dia da cerimônia de abertura da Olimpíada.

Segundo a associação local dos comerciantes, há atualmente 149 ambulantes cadastrados como titulares de quiosques. Eles começaram a construir e ocupar os tradicionais boxes de metal há 18 anos, mas só conseguiram os alvarás para atuar no local há pouco tempo, depois de receberem notificações da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop). Agora, após negociação com a 4ª Região Administrativa, conseguiram a substituição e a padronização das barracas.

Tiago Samora, presidente da Associação dos Microempreendedores Individuais e Ambulantes do Mercado Popular de Botafogo, diz que a reforma tem o respaldo dos associados e que as obras estão sendo financiadas por eles.

? Recebíamos algumas reclamações de moradores por causa da má conservação dos quiosques. Então nos juntamos para, com a 4ª R.A. e a Seop, fazermos o reordenamento ? conta Samora.

No primeiro dia de demolição um ?informativo do mandato? da vereadora Leila do Flamengo (PMDB) estava sendo entregue com cópia do ofício enviado à Seop pela vereadora solicitando o reordenamento do comércio ambulante local. O ofício enviado por Leila à Seop dizia que ?a padronização das barracas, que se encontram em péssimo estado de conservação, degradando a paisagem urbana, irá trazer maior conforto para os ambulantes e proporcionar mais espaço para a circulação dos transeuntes?.

A assessoria da vereadora confirmou as informações, mas negou que Leila tenha enviado equipe própria para distribuição dos panfletos no local, e que a ação foi iniciativa dos próprios ambulantes. O projeto, de autoria da Secretaria de Urbanismo, prevê a reconstrução dos quiosques em três trechos, localizados entre as ruas Voluntários da Pátria e Álvaro Rodrigues, entre a Rua Voluntários da Pátria e a Rua São Clemente e também na esquina da Rua São Clemente com a Rua Nelson Mandela.

O administrador da 4ª R.A., Marcelo Maywald, que é filho de Leila, confirmou que a reforma está sendo financiada pelos próprios ambulantes.

? As antigas barracas ficavam junto ao meio-fio, criando um corredor com pouco espaço para os pedestres circularem, gerando uma sensação de insegurança. Iniciamos esse trabalho para organizar melhor aquele espaço público ? conta Maywald.

Ouvidos pela equipe do GLOBO-Zona Sul, ambulantes locais aprovaram a reforma. Parte deles seguiu com as atividades enquanto aguardava o término da construção. Regina Chiaradia, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), diz que não participou da iniciativa e que não concorda com o projeto. Além disso, classificou de eleitoreira a iniciativa de Leila do Flamengo.

(*Estagiário sob supervisão de Natanael Damasceno)