Política

Prefeitura prorroga prazo de pagamento do ITBI com 50% de desconto em Cascavel

Contribuintes têm até 31 de março deste ano para solicitar o benefício

Prefeitura prorroga prazo de pagamento do ITBI com 50% de desconto em Cascavel

O prazo de redução da alíquota do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) em Cascavel foi prorrogado.

O decreto publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do Município estende até 31 de março o limite para os contribuintes solicitaram o benefício.

A lei municipal que reduz em 50% a alíquota do ITBI estimulou muitos contribuintes a regularizar a situação dos imóveis junto ao Município.

A medida de dilatar o prazo leva em conta a média histórica de arrecadação por meio do ITBI. Além disso, os trâmites necessários para a regularização envolvem avaliação do imóvel e pedido de documentos nos Cartórios de Registro de Nota que registram alta no movimento.

O prefeito Leonaldo Paranhos assinou a publicação considerando que leva em média 10 dias até que tudo fique pronto.

“A demanda de pessoas que procuraram a prefeitura foi bem acima da média em comparação com ano passado e é um serviço técnico que requer muita atenção dos servidores que fazem esse trabalho. E com mais prazo a gente garante a oportunidade de mais contribuintes regularizar e evitar aglomerações com as medidas de prevenção à covid-19” ressalta o secretário de Finanças Renato Segalla.

O prazo que terminava na sexta-feira (26) agora segue até 31 de março de 2021. O atendimento ocorre entre 8h30 às 17h, sem intervalo para almoço na Sefin (Secretaria Municipal de Finanças de Cascavel).

Mais de 4 mil donos de imóveis pediram avaliação e 2.710 guias para o pagamento do imposto.

Um levantamento da secretaria de finanças apontava que Cascavel teria aproximadamente 10 mil imóveis com documentos de “gaveta”.