Saúde

Prefeitura multa e interdita estabelecimentos por descumprirem regras

Prefeitura multa e interdita estabelecimentos por descumprirem regras

A força-tarefa que fiscalizou e orientou estabelecimentos comerciais a respeito do conjunto de regras que deve ser seguido para o enfrentamento à pandemia em Cascavel vistoriou um total de 149 espaços de quarta-feira (19) a domingo (23), e constatou que a maioria está respeitando as regras sanitárias, contudo, casos pontuais precisaram de intervenções mais rigorosas.

O balanço foi apresentando ao prefeito Leonaldo Paranhos e ao Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19 nessa segunda-feira (24).

O Setor de Alvarás da Secretaria de Finanças e a Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde, fecharam seis estabelecimentos e notificaram outros 19. Quatro estabelecimentos serão fechados por sete dias e outros dois lacrados por 15 dias. Ambos serão multados em valores que ainda serão definidos pelo Município.

Durante os trabalhos, três estabelecimentos foram fechados imediatamente, inclusive um espaço onde ocorria uma festa com mais de 400 pessoas, às margens da BR-369. O evento era clandestino.

As ações, em todos os casos de desrespeito, foram documentadas e serão encaminhadas pela Vigilância ao Ministério Público.

O prefeito Paranhos, que no início da semana passada desafiou a cidade a mostrar maturidade, avalia que a cidade está madura sobre o coronavírus, mas que um pequeno grupo ainda insiste em desrespeitar as regras e que, nesses casos, é preciso agir com rigor. “Vamos punir os excessos, um grupo que é um percentual pequeno, mas que traz um grande problema. É preciso que cada um de nós faça a sua parte. O poder público está fazendo a sua parte, estamos tomando essas decisões que são duras, mas necessárias”, afirmou.

O coordenador do comitê de crise, Thiago Stefanello, diz que não há problemas de abertura de estabelecimentos desde que se cumpram medidas como não liberar pistas de dança, evitar aglomerações, usar adequadamente máscaras e álcool gel, além de manter o distanciamento.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, lembrou que é preciso manter os cuidados, já que praticamente 100% dos leitos estão ocupados e há 41 pessoas em UPAs aguardando por um leito covid-19. “E, nesse momento, não há condições de expansão de leitos”, alerta.

As ações do grupo de trabalho, que contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, tiveram a participação da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária, do Setor de Alvarás, de servidores voluntários e da Polícia Militar.

Nesta semana, a força-tarefa retomará as fiscalizações.