Cotidiano

Prefeitura lança campanha contra pichação

A Prefeitura de Cascavel fará uma ação neste sábado a partir das 9h para marcar o lançamento da campanha “Pintar é legal; PiXar é Crime”. O local escolhido é o quiosque localizado na rua Paraná, quase em frente Paço das Artes – um dos muitos imóveis de Cascavel sujados pela pichação. “Vamos começar a campanha pintando esse espaço e convidando empresários e cidadãos a fazerem o mesmo, numa demonstração de que só com a união de todos teremos uma cidade mais bonita, livre da pichação, que é um crime”, comenta o prefeito Paranhos.

A campanha vai envolver o Governo Municipal através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Comunicação Social e diversas entidades da sociedade civil organizada, incluindo a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Amic (Associação das Micro e Pequenas Empresas), com apoio das polícias Civil, Militar e Guarda Municipal. “Mas para muito além das entidades, queremos a sociedade mobilizada e vigilante, para cuidar da cidade, identificando essas pessoas que não respeitam o patrimônio público e privado”, diz Paranhos, alertando que os pichadores serão tratados como criminosos e responderão com as penas previstas na lei. “Tolerância zero para a pichação”, enfatiza.

Grafite X Pichação
Com visibilidade pelas redes sociais, a campanha vai envolver os grafiteiros da cidade, já convidados a fazer um mural no Paço das Artes. O conceito da campanha (Pintar é Legal; PiXar é crime) mostra que existe um contraponto entre a arte do grafite, que embeleza a cidade, e a pichação que, além de ser crime, deixa a cidade feia. A letra “X” do PiXar (a grafia correta da palavra é com ch) carrega a mensagem de que a sociedade reprova esse tipo de atitude.