Saúde

Prefeitura isola equipamentos em playgrounds e academias em Foz do Iguaçu

O uso destes espaços está proibido em Foz do Iguaçu desde o dia 20 de abril

Prefeitura isola equipamentos em playgrounds e academias em Foz do Iguaçu

A Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou nesta segunda-feira (22) a interdição de academias ao ar livre e playgrounds como medida de prevenção ao novo coronavírus. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Obras, que utiliza lonas e fitas para isolar os locais e evitar o uso dos espaços pela população neste período de pandemia.

O uso destes espaços está proibido em Foz do Iguaçu desde o dia 20 de abril.

Ao todo, 75 equipamentos de esporte e lazer serão fechados por tempo indeterminado. “O isolamento desses locais será feito em toda a cidade porque estamos em um momento de grande risco em Foz do Iguaçu. Temos que passar por isso, temos que nos privar um pouco agora para preservar vidas”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

De acordo com o secretário de obras, Cezar Furlan, a ação foi necessária após o município receber diversas denúncias de que moradores – inclusive crianças – estavam fazendo uso dos espaços, apesar da proibição. “Estamos vivendo uma pandemia, a orientação é não utilizar estes espaços. Pedimos a colaboração de todos, especialmente para não retirar o isolamento”, frisou. O pedido é importante já que essa não é a primeira vez que a prefeitura isola estes equipamentos. “Já colocamos fitas de isolamento, mas as pessoas cortam e utilizam da mesma forma. Esperamos que agora todos tenham mais consciência”, disse Furlan.

 

Novos espaços

A instalação de novos playgrounds não pode ser interrompida durante a pandemia em virtude de contratos já firmados e prazos que devem ser cumpridos, conforme legislações vigentes.

Ainda assim a recomendação aos moradores é para que não faça uso desses equipamentos, por oferecerem risco de contaminação. Práticas esportivas estão liberadas em ambientes ao ar livre como parques, calçadões e ciclovias e precisam seguir algumas normas, a exemplo do uso de máscaras.

Denúncias podem ser feitas por meio do número 199.