Cotidiano

Prefeitura estuda mudança no projeto das estações de embarque

A alteração visa o pagamento da passagem do transporte coletivo

Cascavel – Mais uma mudança no projeto do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) está sendo estudada pelo Município. Desta vez, é em relação às estações de embarque e desembarque, o que altera a ideia de uma estrutura aberta nas laterais e à frente para uma fechada. A alteração visa o pagamento da passagem do transporte coletivo na própria estação e a eliminação da catraca no interior dos ônibus.

Dentre as demais mudanças já realizadas no projeto está o recapeamento asfáltico em todo o trecho da Brasil atingido pelas obras, além de ampliação da estrutura de galeria pluvial, o que resulta em um aditivo de cerca de R$ 5 milhões.

Outras alterações, que estão sendo estudadas, dizem respeito à integração de ônibus que fazem as linhas para o Terminal Sul na faixa exclusiva da Avenida Brasil e, também, a pintura em vez de colocação de tachões para separar a faixa exclusiva de ônibus dos demais veículos.

Questionado se a mudança no projeto das estações pode acarretar em mais um aditivo no valor das obras, contratadas por R$ 41 milhões, o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, disse que “tudo é possível.

O projeto está sendo elaborado e somente depois teremos o orçamento. Visitamos outras cidades que contam com o sistema e entendemos que o pagamento na estação é o melhor a ser feito visando otimizar a operação do sistema”.

Segundo Alessandro, serão 26 estações de embarque ao longo da Avenida Brasil, 13 em cada sentido, em estrutura metálica e também com vidros, fechadas e ventiladas. O mesmo projeto também valerá para as avenidas Tancredo Neves e Barão do Rio Branco.

(Com informações de Marcelo Machado)