Cotidiano

Prefeitura e Itaipu discutem pavimentação com estabilizante

Quatro Pontes – Tratativas importantes têm sido realizadas entre o poder público de Quatro Pontes e os diretores da Itaipu Binacional. Em pauta, convênio para pavimentação rural a partir do uso de um novo estabilizante sólido, que compacta e impermeabiliza o solo, diminuindo a incidência de pó e barro e as manutenções com patrolamento e cascalhamento, além de aumentar a durabilidade dos serviços prestados.

Nessa semana, uma comitiva da Itaipu, com o prefeito João Laufer e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Becker, foram até a propriedade de Silécio Hoscheid, na Linha Sanga Leão, onde um experimento foi realizado com o produto, visando avaliação in loco. Testes laboratoriais também serão feitos pela Itaipu para estudo. Caso comprovada a eficácia do material, convênio poderá ser firmado com a prefeitura, que deverá contar, ainda, com a parceria dos produtores rurais.

O mandatário quatropontense comenta que os diretores se mostraram interessados no estabilizante pela sua qualidade, rapidez e facilidade na aplicação, algo que substituiria a pavimentação com pedras irregulares, que demanda mais tempo e custos. “Na terça-feira [08], em Foz do Iguaçu, eu e o secretário Becker propomos aos diretores da Itaipu a substituição da pedra irregular por asfalto rural. E eles, juntamente com os engenheiros, vieram verificar o experimento realizado na Linha Sanga Leão. A intenção deles é de também fazer uma ciclovia de Cascavel a Foz, visando ao cicloturismo, e talvez de Cascavel a Quatro Pontes. A princípio, a comitiva aprovou a ideia, mas é necessário aguardar uma boa chuva para melhor avaliação no local onde foi aplicado o estabilizante sólido”, afirma Laufer, destacando: “Seria mais uma grande parceria entre o município e a Itaipu e vários quilômetros contemplados”.

Antipó

Em contato com a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), o Município pretende viabilizar um consórcio entre sete cidades para a compra de uma máquina de transformação de antipó em asfalto, por meio da Itaipu.