Política

Prefeitura e Câmara discutem melhorias no serviço de transporte público urbano

Prefeitura e Câmara discutem melhorias no serviço de transporte público urbano

Foz do Iguaçu – A Prefeitura de Foz do Iguaçu apresentou nessa quinta-feira (8) à Comissão Especial da Câmara de Vereadores uma proposta de modernização do sistema de transporte coletivo da cidade, pensada, principalmente, para dar aos usuários um atendimento digno e eficiente.

Os estudos, ainda em fase inicial, foram feitos por um grupo multissetorial do Foztrans (Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu). A intenção, assim que for concluído o estudo, é fazer uma ampla divulgação e abrir o debate com a sociedade, por meio de audiências públicas.

“Assim como em outras cidades do Brasil, não estamos satisfeitos com esse modelo de transporte, implantado por um contrato de outra gestão. O prazo da concessão já está se encerrando e desde já iniciamos a discussão com o Poder Legislativo e, principalmente, com a sociedade sobre um novo modelo de transporte que atenda de forma eficiente os passageiros”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

O novo conceito de sistema de transporte coletivo formulado pelo Foztrans contempla aspectos modernos de mobilidade urbana, como a construção de terminais nas macrorregiões da cidade, a implantação de veículos elétricos e um sistema intermodal, interligando as ciclovias.

“Além de observar o cumprimento do atual contrato com a concessionária, o prefeito solicitou que olhássemos o transporte coletivo de uma maneira macro e diferente, pois os iguaçuenses merecem um atendimento muito diferente do que temos hoje”, expressou o superintendente do Foztrans, Licério Santos.

“Melhorar o transporte de Foz do Iguaçu é um desejo de todos. O Poder Legislativo Municipal está engajado nesta pauta e vamos continuar trabalhando muito com harmonia e independência para que iguaçuenses tenham um transporte de qualidade”, afirmou o presidente da Câmara, Ney Patrício.

A proposta foi apresentada à Comissão Especial da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Anice Gazzaoui (presidente); Edivaldo Alcântara (relator) e Jairo Cardoso (membro). A reunião contou também com a presença do vice-prefeito de Foz, delegado Francisco Sampaio.