Cotidiano

Prefeitura devolverá altar e peças sacras

O secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli, e o arcebispo de Cascavel, dom Mauro Aparecido dos Santos, vão atender a um antigo anseio da comunidade do Distrito de São João do Oeste.

Os pioneiros solicitaram para que seja devolvido à Capela Nossa Senhora de Fátima o altar construído em Videira (SC) em 1961 e trazido para Cascavel para ser instalado na Igreja que estava sendo construída. O altar foi trazido para a região do Lago Municipal com o prédio de madeira, em 1987.

“Vamos fazer os encaminhamentos respeitando os ritos jurídicos para que essa devolução seja oficial e legal. Vamos resgatar a história e vai ser muito gratificante ver a alegria das pessoas que ajudaram na construção, em ter o altar novamente instalado na Capela", disse Bulgarelli.

A peça foi entregue ao colegiado de Arquitetura e Urbanismo da FAG (Centro Universitário Assis Gurgacz) em 2006 para restauração. Até meados de dezembro o trabalho deve ser concluído e o altar entregue para os moradores de São João do Oeste.

Crucifixo e castiçais

Além do altar da Capela Nossa Senhora de Fátima, o prefeito Leonaldo Paranhos autorizou a devolução de outras quatro importantes peças que fazem parte da história da Capela: três castiçais e um crucifixo. As peças estão expostas no museu histórico de Cascavel.

"Estou muito feliz, porque viemos solicitar a devolução do altar que seria restaurado e levado para o museu e vamos ter de volta peças sacras que são importantes para os pioneiros e que fazem parte do altar. Eles nem fazem ideia de que essas peças vão voltar para a Capela", disse o arcebispo de Cascavel.