Cotidiano

Prefeitura de Ponta Grossa distribui gratuitamente pílula do dia seguinte

O medicamento está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura de Ponta Grossa distribui  gratuitamente pílula do dia seguinte

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza a distribuição gratuita da pílula contraceptiva de emergência, também conhecida como “pílula do dia seguinte”.

  O medicamento é indicado para evitar a gravidez indesejada e pode ser retirado em qualquer uma das 54 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

No Brasil, estima-se que 20% a 30% das mulheres recorrem à pílula do dia seguinte de forma regular, por terem tido relação sexual desprotegida. A orientação dos médicos é que a paciente tome a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, pois o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação.

Em Ponta Grossa, as Equipes Saúde da Família relatam uma baixa procura pelo medicamento nas UBS. Nos meses de janeiro a agosto, apenas 51 usuários procuraram pelo medicamento. “A maior parte da população desconhece que nós temos as pílulas do dia seguinte disponíveis nas Unidades de Saúde e por isso temos uma baixa procura. As farmácias comerciais vendem bastante o medicamento e nas US, muitas vezes passa do prazo de validade, pois as pessoas não procuram, não fazem a retirada do medicamento”, comenta a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves, que reforça que a pílula do dia seguinte não substitui um método contraceptivo de rotina, pois não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis. A melhor maneira de preveni-las é utilizando corretamente o preservativo em todas as relações sexuais.

Para fazer a retirada do medicamento, o paciente deve buscar atendimento em uma das UBS disponíveis no Município, de preferência aquela mais próxima da sua residência, levando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento com foto.

As UBS realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h.