Cotidiano

Prefeitura de Foz revoga decreto de intervenção do transporte coletivo

A partir deste sábado (30), as linhas voltaram a ser operadas pelo Consórcio Sorriso

Prefeitura de Foz revoga decreto de intervenção do transporte coletivo

O Consórcio Sorriso voltou a operar as linhas do transporte coletivo em Foz do Iguaçu a partir deste sábado (30). O decreto de intervenção da prefeitura foi revogado, após intenso trabalho para reestabelecer o pleno funcionamento do sistema, que envolveu a adição de 12 novos ônibus, 65 novas viagens, contratação de 34 cobradores e motoristas, além do pagamento dos salários atrasados e benefícios, como o 13º, desses trabalhadores.

Com a volta da operacionalização por parte do Consórcio Sorriso, a Prefeitura agora vai atuar, por meio do Foztrans – Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu, no monitoramento e na fiscalização para garantir que as novas linhas implantadas não sejam retiradas e para que não haja retrocesso em relação às medidas tomadas durante a intervenção.

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, o objetivo da intervenção, de fazer com o sistema operasse com mais ônibus e linhas, além de garantir a segurança dos usuários com a sanitização dos veículos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, foi atingido. Os veículos estão sendo rotineiramente higienizados no Terminal de Transporte Urbano (TTU) com quaternário de amônia.

Também foi atendida a reivindicação dos trabalhadores para fosse aceito novamente o pagamento em dinheiro nos ônibus, o que possibilita que turistas e outras pessoas que não possuem o Cartão Único possam utilizar o transporte coletivo.

A opção pelo fim da intervenção decorreu ainda do ganho de uma ação na Justiça por parte da empresa para que a prefeitura assumisse os investimentos em compras de novos ônibus. O Município entende que esse é um investimento privado, e que é inaceitável que esses custos sejam arcados pelos cofres públicos.

De acordo com o diagnóstico da intervenção, o maior problema enfrentado pelo transporte coletivo no Município atualmente é a quantidade reduzida de passageiros. Antes da pandemia, 135 ônibus atendiam cerca de 60 mil passageiros. Atualmente, são 80 ônibus que atendem apenas 20 mil passageiros por dia, incluindo passageiros isentos. O movimento cai ainda mais nos fins de semana.

Porém, com o início da vacinação contra a covid-19 no Município, desde a última semana, e com a volta às aulas, a previsão é de que haja aumento da demanda de usuários.