Cotidiano

Prefeitura de Foz realiza limpeza e retirada de lixos e entulhos em áreas com histórico de alagamento

Materiais acumulados junto ao Rio Boicy geravam risco iminente de enchentes e alagamentos na região

Prefeitura de Foz realiza limpeza e retirada de lixos e entulhos em áreas com histórico de alagamento

 

A equipe da Defesa Civil realizou entre quarta-feira (16) e quinta-feira (17), uma ação de limpeza no Rio Boicy, em regiões com risco de alagamento e inundações. Alguns dos locais onde houve necessidade de intervenção foram as ruas Rui Barbosa e Bartolomeu de Gusmão.

A força de trabalho foi composta por servidores das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Fazenda e Segurança Pública, além do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Defesa Civil, a necessidade de limpeza foi verificada após monitoramento de rotina na região, onde foi constatado um grande acúmulo de entulho, lixo, galhos e madeira junto a pontes, aduelas e manilhas.

A quantidade total de materiais retirados ainda está sendo apurada após terem sido encaminhados ao aterro sanitário do Município. “Os moradores conhecem os riscos desses problemas e precisam destinar adequadamente os materiais, descartar na natureza não é livrar-se do problema, mas alimentar outro ainda maior. Além de incorreto, também é crime e deve ser denunciado”, disse Vandro Arenhardt, da Coordenadoria de Defesa Civil.

Locais para descarte correto

A Secretaria de Meio Ambiente reforça que todos os materiais recolhidos possuem locais para a destinação correta no município. Semanalmente, a Coleta Seletiva passa pelos bairros para recolher resíduos recicláveis como: papel, vidro, plástico, metal, óleo vegetal e cartuchos de impressora. Os materiais devem ser dispostos em frente à residência, já limpos, para evitar mau cheiro ou que sejam atraídos por insetos.

Galhos, entulhos e restos de móveis devem ser levados ao aterro sanitário, sem custo para os pequenos geradores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também distribuiu caçambas para o descartes desses materiais em todas as regiões da cidade. As localizações dessas caçambas podem ser consultadas por meio do aplicativo 156 Foz. Pneus, lâmpadas, tintas, solventes, vidros planos, pilhas, embalagens de óleo automotivo, baterias, entre outros, devem ser devolvidos no local de compra ou entregues em pontos de coleta específicos.

Assessoria