Cotidiano

Prefeitura de Foz reabre agendamento para vacinação de crianças contra a Covid-19

Poderão receber o imunizante crianças de 6 a 11 anos; vacinação acontecerá nesta sexta (28) e segunda-feira (31) em dez unidades de saúde

Prefeitura  de Foz reabre agendamento para vacinação de crianças contra a Covid-19

 

A Secretaria Municipal de Saúde reabre na tarde de hoje (27) o agendamento on-line para a vacinação de crianças contra a Covid-19. Poderão receber o imunizante crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Serão disponibilizadas 900 doses por dia em 10 unidades de saúde, que atenderão nesta sexta, dia 28 e na segunda-feira, dia 30 de janeiro. O agendamento deve ser feito pelo site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

O novo lote de vacinas pediátricas foi entregue hoje (27) pela Nona Regional de Saúde. Para Foz do Iguaçu foram disponibilizadas 4.690 doses de CoronaVac e Pfizer/BioNTech de um total de 213.480 recebidas pelo Governo do Estado.

Essa é a primeira remessa da vacina CoronaVac que o Paraná recebe para a imunização do público infantil. Anteriormente, apenas a vacina pediátrica da Pfizer estava autorizada a ser aplicada nos jovens e crianças. Somente a partir de 21 de janeiro, o imunizante foi incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Uma das diferenças entre os dois é a idade recomendada.

“Enquanto a Pfizer se inicia aos 5 anos de idade, a CoronaVac é dos 6 aos 17 anos, desde que não sejam imunocomprometidos. O intervalo também é diferente: 56 dias para a Pfizer e 28 para a CoronaVac”, explicou a coordenadora do programa de Imunização, Adriana Izuka.

Adolescentes de 12 a 18 anos que ainda não receberam a primeira dose devem buscar uma unidade de saúde, sem a necessidade de agendamento.

Documentos necessários

Os pais devem apresentar um documento oficial com foto (para comprovar o parentesco) e os documentos pessoais da criança, cartão SUS e carteirinha de vacinação (quando possuir) e um comprovante de endereço. Caso a criança não esteja acompanhada do pai ou da mãe, é necessário apresentar autorização por escrito (o modelo está disponível no site da prefeitura).

Para comprovar a comorbidade, os pais poderão levar exames ou laudos médicos que comprovem a condição. Crianças que estejam com sintomas gripais devem aguardar o desaparecimento dos sintomas para receber a vacina. Em caso positivo para Covid-19, o intervalo é de 30 dias para o recebimento da dose.

(Assessoria)