Saúde

Prefeitura de Foz oferta tratamento em terapias integrativas e complementares de saúde para servidores

Ação é desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Saúde Ocupacional

Prefeitura de Foz oferta tratamento em terapias integrativas e complementares de saúde para servidores

O aroma suave e aconchegante que vem da sala onde a naturóloga, Katryne da Silva, faz os atendimentos em medicina integrativa, cria uma atmosfera de bem-estar e funciona como um cartão de visita para a introdução das terapias complementares entre servidores da prefeitura.

É neste espaço cheio de toques de fragrância, situado na sede da Diretoria de Saúde Ocupacional, que o Município, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Saúde Ocupacional, implanta uma programação em práticas de saúde complementares dedicadas aos servidores.

Além de algumas técnicas de aromaterapia, Katryne trabalha com barras de access, auriculoterapia e cromoterapia. Ela também indica florais e essências para complementar as práticas utilizadas nas sessões com os pacientes.

“As terapias naturais já têm comprovação científica e cada uma delas trabalha com uma determinada especificidade física ou emocional. Os florais, por exemplo, fornecem suporte emocional para quem tem crises de ansiedade, uma das principais queixas abordadas pelas pessoas. A barra de access atua nas mudanças de padrões de pensamentos, beneficiando as relações interpessoais e ambientais do indivíduo. A auriculoterapia e a cromo promovem um reequilíbrio do organismo em si, tanto emocional quanto físico, sob a visão da medicina chinesa”, explicou Katryne, que também é servidora pública do município.

Goreti Aprecida da Rosa, assistente administrativa, foi uma das primeiras servidoras a experimentar uma das técnicas da medicina alternativa. “Fiz uma sessão de auriculoterapia e já consigo sentir os resultados positivos da técnica. O tratamento alternativo é uma excelente oportunidade para o servidor fazer pausa e olhar para suas questões internas e físicas que na correria do dia a dia raramente fazemos”, contou.

“Temos compromisso em proporcionar ações que promovam a saúde física e mental dos servidores. A medicina alternativa é uma excelente ferramenta para trabalhar com aspectos, que muitas vezes estão inconscientes para as pessoas e que podem gerar doenças. Entendemos que o caminho do autocuidado é essencial para o cuidado com os outros, e vice-versa, e pode ser muito benéfico no ambiente de trabalho”, complementou a Diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.

Funcionamento

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h. O servidor interessado deve agendar a sessão através do número 45-39013222 (Diretoria de Saúde Ocupacional). As vagas são limitadas.

Sobre a naturóloga

Katryne é formada em Naturologia Aplicada pela UNISUL desde 2007, que é um curso superior de quatro anos e meio na área da saúde, com embasamento científico e prático de diversas terapias. Dentre elas, os florais de Bach e a cromoterapia que estão sendo utilizados no projeto. Ela possui ainda pós-graduação em Auriculoterapia e é Practitioner de Barra de Access e Face Lifting desde 2017.

A profissional também é autora de um projeto junto ao grupo de Tabagismo do Morumbi 2 (um projeto para a pós-graduação, aplicando um protocolo de auriculoterapia para auxiliar os pacientes que estavam no processo de parar de fumar) com resultados surpreendentes.