Saúde

Prefeitura de Foz avança na vacinação contra a covid-19 em grupos prioritários

Gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de down estão sendo vacinadas nesta quarta-feira (05) em vinte unidades básicas de saúde

Prefeitura de Foz avança na vacinação contra a covid-19 em grupos prioritários

A vacinação em gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto de até 45 dias) e pessoas com síndrome de down começou nesta quarta-feira (05) em Foz do Iguaçu e está sendo feita em vinte Unidades Básicas de Saúde. Nesta nova etapa dos grupos prioritários, também foram incluídas as pessoas renais crônicas, que estão sendo vacinadas nas próprias clínicas onde realizam a terapia de substituição renal (diálise).

Pela manhã, a movimentação foi tranquila em boa parte das unidades, com organização das equipes e agilidade no atendimento aos usuários.

Aos 40 anos, Klyvian Gilse foi acompanhada da mãe, Nair, até a unidade de saúde do Jardim América para receber a primeira dose. “Nossa alegria é imensa. Estávamos ansiosas por este dia e agora ficamos mais tranquilas. Desde o início da pandemia, ela (Klyvian) se cuida muito e evita ter contato com as pessoas”, contou dona Nair, que aos 77 anos já está imunizada contra a Covid. Klyvian, que tem síndrome de down, escolheu até a roupa para esse dia especial. “Estou muito feliz e agora esperando a segunda dose”, comemorou.

No oitavo mês de gestação, Michellayne Golveia, de 28 anos, não teve dificuldade em fazer o agendamento on-line pelo site da Prefeitura e recebeu hoje pela manhã a primeira dose na Unidade de Saúde do Campos do Iguaçu. “Foi bem fácil e rápido. Agendei e estou sendo atendida no horário marcado, tudo bem organizado”, contou. “Vivemos num momento tão incerto e a vacina nos dá um pouco de alívio, ainda mais nessa reta final da gestação”, disse.

Fernanda Balotin, de 35 anos, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca e saiu da unidade com o retorno marcado para a segunda dose. “Meu bebê está com 23 dias. Pra mim foi ótimo receber a notícia de que receberíamos a vacina e estar aqui hoje é maravilhoso”, afirmou.

“É muito importante avançarmos na vacinação desses grupo vulneráveis. Assim, aumenta a nossa esperança de que dias melhores estão cada vez mais próximos”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

Vacinação

A imunização deste grupo faz parte do Plano Estadual de Vacinação e terá sequência com a chegada de novas doses, que está prevista ainda para esta quarta-feira (05). Até o momento, o Governo do Estado não informou o quantitativo de doses que será entregue ao município.

A Vigilância em Saúde estima que o município possua 3.317 gestantes e 554 puérperas. Não há um quantitativo do número de pessoas com síndrome de down no município.

O Paraná possui 1.328.677 pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, todos de 18 a 59 anos, segundo o levantamento nacional. O Estado também conta com 400.682 pessoas com deficiência permanente grave.