Saúde

Prefeitura de Foz abre 2.750 vagas para vacinação em crianças contra a Covid-19

Vacinação acontecerá na quinta (17) e sexta-feira (18) nas unidades básicas de saúde

Prefeitura de Foz abre 2.750 vagas para vacinação em crianças contra a Covid-19

 

A Secretaria Municipal da Saúde reabriu o agendamento on-line para a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos (com ou sem comorbidades). Serão disponibilizadas 2.750 doses para quinta e sexta-feira (17 e 18) em 18 unidades básicas de saúde.

O agendamento deve ser feito pelo site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

No dia da vacinação, o pai ou a mãe deve apresentar um documento oficial com foto (para comprovar o parentesco), comprovante de residência e os documentos pessoais da criança. É importante portar a carteirinha de vacinação do menor. Caso a criança não esteja acompanhada do pai ou da mãe, o responsável deverá apresentar uma autorização por escrito (o modelo está disponível no site da prefeitura).

Foram vacinadas até agora 10.433 crianças de 5 a 11 anos, um percentual de 39,79%.

Orientações

Se a criança testou positivo para a Covid-19, é necessário aguardar 30 dias (a contar do início dos sintomas) para receber a vacina; se recebeu outra vacina do calendário, é necessário esperar 15 dias. A criança não deve apresentar sintomas gripais (febre, tosse, coriza, dor de garganta) para receber o imunizante.

Vacinação

No Brasil, existem duas vacinas aprovadas para a aplicação em crianças: Pfizer e Coronavac (esta para crianças acima de 6 anos). Nos estudos, as duas demonstraram ser seguras para crianças. Também são eficazes, garantindo uma proteção superior a 90% contra hospitalizações e óbitos.

Assessoria