Cotidiano

Prefeitura assina convênio com a TIM para implantação do ZUP

A ideia é implantar a plataforma de maneira que possa ser uma forte ferramenta para melhorar o desempenho da administração pública

Cascavel – O prefeito Leonaldo Paranhos e o vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas, Jorge Lange, assinaram ontem convênio com o diretor de relações institucionais da TIM-Brasil, Leandro Guerra, para a implementação em Cascavel do sistema ZUP, a Zeladoria Urbana Participativa, transformando o Município na primeira cidade da região Sul do País a receber a plataforma, já utilizada com sucesso no Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo (SP) e Boa Vista (RR).

“É uma excelente ferramenta de comunicação da população com o poder público, com resultados em tempo recorde. Nossa cidade está aberta a novos investimentos”, destacou o prefeito. O ZUP é um software livre criado pela TIM para fortalecer os gestores públicos e permitir ampla participação popular, segundo explicou Leandro Guerra, que demonstrou “satisfação com esta nova parceria”.

Com a plataforma, que pode ser acessada por smartphones e tablets, gestores e cidadãos podem interagir para melhorar as ações de planejamento urbano. “O cidadão pode relatar um problema e imediatamente é acionado o secretário da pasta relacionada àquela situação, facilitando a comunicação entre todos. Com o ZUP, há diversas formas de analisar e executar ações”, disse o prefeito.

A ideia é implantar a plataforma de maneira que possa ser uma forte ferramenta para melhorar o desempenho da administração pública e democratizar a participação do cidadão na gestão da cidade, com críticas, sugestões e denúncias e “gestão eficiente se faz com uma cidade participativa”, acrescentou Paranhos.