Cotidiano

Prefeitos franceses se rebelam contra liberação do burquíni

ROMA ? O prefeito da cidade de Sisco, no Norte da Córsega, afirmou nesta sexta-feira que não vai suspender a proibição ao uso do burquíni nas praias da região, apesar da determinação da Justiça francesa. Ange-Pierre Vivoni baniu o uso do traje de banho islâmico no último dia 13, numa decisão seguida por outros 30 municípios do país.

? Aqui a tensão é muito, muito forte, e não vou recuar ? disse à BMF-TV.

O banimento veio após um incidente em Sisco, num confronto entre moradores da cidade e um grupo muçulmano que se queixou quando integrantes foram fotografadas usando o burquíni.

Em Villeneuve-Loubet, o prefeito Lionnel Luca criticou a decisão da Justiça e a ?progressiva islamização do país?. Para ele, esse processo deu um passo a mais com o fim da proibição.

? Em vez de acalmar a situação, a decisão acirra as paixões e tensões, com o risco de ocorrerem os problemas que tentamos evitar ? disse.

Luca, que também é parlamentar, disse que apenas uma lei poderá evitar mais conflitos, já que, de acordo com a Justiça, os prefeitos não podem decidir sobre o assunto. Ele sugeriu a apresentação de um projeto de lei após a volta do recesso.