Cotidiano

Prefeitos da região vão debater futuro do Consamu

Assembleia será realizada nesta segunda-feira na Amop

Cascavel – Assembleia que será realizada nesta segunda-feira (31) decidirá sobre o futuro do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste). Os serviços correm o risco de ser encerrados e, com isso, cerca de um milhão de habitantes entre 43 cidades e 350 funcionários serão prejudicados.

A discussão sobre o fechamento do Consórcio é decorrente da grave crise financeira enfrentada, devido à falta da habilitação de três USAs (Unidades de Suporte Avançado) e do helicóptero pelo Ministério da Saúde e da qualificação de toda a operação dos serviços.

A continuidade dos atendimentos depende, sobretudo, do aporte das prefeituras. Na última assembleia, que ocorreu no dia 14 de agosto, foi exposto sobre a necessidade de abertura de uma chamada de capital para liquidar o déficit financeiro de R$ 4.299.442,96. Dessa forma, os 43 consorciados teriam que pagar R$ 4,71 por habitante do município.

A proposta inicial não foi aprovada e, com isso, prefeitos de toda a região Oeste foram convocados a participar amanhã da Assembleia Geral Extraordinária, às 13h30, na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Manutenção

A suplementação de valores a serem pagos pelos consorciados para a manutenção mensal do Consamu em 2015 será apresentada na Assembleia. A pauta também inclui análise e aprovação do contrato de rateio, da proposta orçamentária Anual e diretrizes orçamentárias para 2016.

(Com informações de Romulo Grigoli)