Cotidiano

Prefeitos conhecem inovação tecnológica

Foz do Iguaçu – A primeira atividade do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná – Gestão 2017-2020, que foi aberto na tarde de ontem e se estenderá até amanhã, em Foz do Iguaçu, foi uma oficina a cargo da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) em conjunto com a Secretaria para Assuntos Estratégicos. “A importância do governo eletrônico na administração municipal: melhoria da gestão pública e prestação de serviços ao cidadão na internet” foi o tema abordado. 
O secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, destacou a importância de boas parcerias para que os prefeitos possam administrar os municípios, “além de uma gestão pautada no diálogo nos três níveis de governo e, principalmente, com a população”. Arns falou também sobre a necessidade de os novos prefeitos implantarem bons sistemas de informação para o planejamento e o acompanhamento de ações diárias da gestão pública. 

INTELIGÊNCIA

A Celepar atende a administração pública estadual por meio de 900 sistemas corporativos e está levando esta experiência agora aos municípios. “Na prática, queremos que cada prefeito administre sua cidade tendo todas as informações na palma da mão”, disse o presidente Jacson Carvalho Leite. 
Em função do controle que a sociedade exerce sobre os gestores públicos, os prefeitos precisam estar estruturadas em sistemas de inteligência que permitam a transparência dos atos administrativos. Um exemplo citado por Leite é o Governo Eletrônico em Números, painel elaborado pela Celepar que apresenta, em tempo real, os serviços públicos que o Estado presta à população paranaense.

Entre os produtos oferecidos pela companhia estão os sistemas de Gestão Integrada de relacionamento, Gestão Integrada de Trânsito, Manutenção de Frotas, Gestão de Recursos Humanos, Prefeituras 156, Documentador, Gestor de Sites, Gestão Hospitalar e Ambulatorial, Portal de Transparência dos Municípios e o Sigo, ferramenta que permite o gerenciamento das reivindicações da população.