Cotidiano

Prefeito vira refém após revolta por prisão de linchadores no México

linchamento.jpg

CIDADE DO MÉXICO ? Uma pequena cidade mexicana vive uma sequência de atos violentos surpreendente. O linchamento e assassinato de dois supostos sequestradores em praça pública por moradores de Atlatongo terminou com uma revolta contra o prefeito local. Os 18 vizinhos responsáveis pela morte dos supostos criminosos foram presos e, agora, o prefeito está sendo mantido refém até que os linchadores sejam liberados.

Tudo começou quando um grupo de moradores atacou dois homens e uma mulher durante a madrugada, afirmando que eles haviam sequestrado uma criança. Em seguida, levaram os supostos sequestradores à praça principal da cidade. Lá, diversas outras pessoas se juntaram ao linchamento que matou uma das pessoas agredidas.

A intervenção das forças de segurança locais evitou que a revolta popular na pequena cidade de 4 mil habitantes acabasse na morte dos outros dois supostos sequestradores naquele momento. A polícia estima que 600 pessoas tenham se envolvido direta ou indiretamente nos distúrbios, que tiveram 18 pessoas presas.

No entanto, os problemas em Atlatongo não acabaram por aí. Na manhã seguinte, a praça continuava muito agitada após a noite de confrontos e outro grupo de moradores bloqueou a rodovia federal enquanto retinha os outros dois supostos sequestradores e o cadáver do homem de 50 anos morto.

A polícia conseguiu romper o cerco com gás lacrimogênio para resgatar as duas pessoas que sobravam e o corpo do homem assassinado. A mulher, no entanto, de cerca de 40 anos, não resistiu aos ferimentos no caminho para o hospital.

Os linchamentos são fenômenos frequentes no México. Em 2015, o país registrou 62 casoss semelhantes.