Cotidiano

Prefeito premia realizadores culturais de diversas comunidades

FOTO09_ARENADICRO.jpgRIO – O novo secretário municipal de Cultura Júnior Perim participou, nesta quinta-feira, de sua primeira agenda como titular da pasta. Perim assumiu o cargo no lugar de Marcelo Calero, que é o no Secretário Nacional de Cultura. Com um histórico de envolvimento em projetos sociais na cidade, Perim entregou certificados dos prêmios de Ações Locais e Territórios de Cultura na Arena Carioca Dicró, na Penha.

Os escolhidos são responsáveis por aprofundar as políticas de territorialização e de democratização do acesso ao financiamento público para cultura. A premiação é o reconhecimento das iniciativas desenvolvidas que tiveram impacto na cultura dos bairros e comunidades. s contemplados farão parte do Circuito Cultural Rio, que acontece entre maio e setembro, com 717 atrações diversificadas em toda a cidade, até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Durante a entrega dos certificados, na Arena Carioca Dicró, na Penha, o prefeito destacou a importância de investir no simbolismo cultural da cidade:

? Desde o início do governo, a gente tenta tocar uma política cultural de resgate da cultura na cidade do Rio e, desde então, o aporte de recursos públicos municipais na Secretaria de Cultura aumentou. No início, não conseguíamos acessar a diversidade da produção cultural da cidade. E, hoje, é justamente o que estamos fazendo aqui, que se materializa de forma muito concreta com os projetos Ações Locais e Territórios de Cultura ? disse o prefeito.

O projeto Ações Locais, que é a realização continuada de práticas, atividades e projetos nos campos da cultura, da arte, da comunicação e do conhecimento que promovam transformações nas comunidades e nos territórios em que são realizados, teve 500 inscritos nesta edição. As ações locais selecionadas receberam o prêmio de R$ 40 mil que deverá ser utilizado na manutenção e na continuidade da ação por mais um ano. Ao reduzir a exigência de documentos, o Ações Locais trouxe como grande contribuição a desburocratização dos processos de inscrição e participação.

O secretário municipal de Cultura, Júnior Perim, explicou que a premiação aumenta a produção e o acesso cultural na cidade:

? A cidade durante muito tempo teve uma produção e a distribuição cultural centrada entre o Centro e a Gávea. O entorno parecia que não tinha realização cultural. O prêmio revela não só o gênio criativo que está no entorno dessa geografia como amplia esse mapa da produção e, consequentemente, o mapa da distribuição.