Cotidiano

Prefeito eleito pediu a Temer a municipalização do Porto do Rio

INFOCHPDPICT000062449155

BRASÍLIA – O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), aproveitou o jantar oferecido nesta terça-feira ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, no Palácio Itamaraty para conversar com o presidente Michel Temer sobre seus planos de municipalizar o Porto da cidade. Após o jantar ele disse que encaminhou o pedido ao presidente e que Temer recebeu a demanda com ?toda a boa vontade?. O senador afirmou que também conversou com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. Crivella 02-11

? (O presidente) disse que vai estudar. Já conversei com o ministro dos Transportes, conversei (com Temer) agora e ele disse que vai estudar. Já há precedentes. E eu mostrei o interesse do Rio. Ele ficou de estudar. (Temer) teve toda a boa vontade ? disse Crivella.

O senador explicou que uma das questões que ele quer resolver é o transporte dos turistas no porto.

? Essa área ali hoje eu tenho um problema porque na hora que desembarca o turista só tem VLT e não tem mais acesso de carro, de vans. O turista às vezes não quer pegar o VLT. O VLT fica do aeroporto até a rodoviária. Eles precisam, a maioria deles, pegar transporte para a Barra da Tijuca e para a Zona Sul. Como é que nós vamos equacionar isso? A ideia é essa: aumentar a arrecadação da prefeitura do Rio de Janeiro com a municipalização do porto e também equacionar a coisa do turismo, que nos preocupa ? disse Crivella.

De acordo com Crivella, o porto irá injetar R$ 100 milhões por ano no caixa da prefeitura do Rio, caso o pleito seja atendido. O senador afirmou que o governo federal já fez concessões para outras prefeituras e está otimista.